13 curiosidades sobre o Bob Esponja, que você nem imaginava!


1. O personagem foi criado pelo norte-americano Stephen Hillenburg. Formado em Biologia Marinha, ele abandonou a carreira para se dedicar à animação na década de 1990.

2. Bob é uma esponja do mar que vive na cidade Fenda do Biquíni, localizada no fundo do oceano. Ele mora em um abacaxi e trabalha como cozinheiro na lanchonete Siri Cascudo. Entre seus amigos estão uma lula rabugenta (o Lula Molusco), uma estrela-do-mar palerma (o Patrick Estrela) e uma esquila caipira (Sandy Bochechas).

3. Seu bordão preferido é "Estou Pronto!".

4. A princípio, seu nome deveria ser Spongeboy (Garoto Esponja), mas a marca já estava patenteada por uma empresa de esfregões de limpeza. O nome escolhido então foi SpongeBob Square Pants (Bob Esponja Calça Quadrada).

5. Hillenburg criou o personagem como uma espécie de caricatura de si mesmo: dentuço e com olhos saltados. Ele também usou como referência comédias mudas e outros personagens, como o Fantasma da Ópera.





6. O projeto deslanchou em 1998, quando o criador de Bob vendeu a série para o canal de televisão Nickelodeon. A produção dessa primeira temporada foi tão estressante que Stephen acabou tendo um colapso nervoso.

7. Lula Molusco não tem o número de tentáculos necessários para ser uma lula ou um polvo. Ele tem apenas seis braços. A razão dada pelos criadores é que, com oito tentáculos ou mais, o desenho ficaria muito poluído.

8. O computador Karen, que é a esposa do vilão Plankton, foi batizado em homenagem à mulher de Stephen Hillenburg.

9. Um brasileiro, o desenhista Ennio Trevisan, já fez parte da equipe de criação do desenho.

10. A comunidade gay adotou Bob Sponja como um de seus símbolos. O mesmo já havia acontecido com Tinky Winky, um dos personagens da série infantil Teletubbies. A agência de notícias Reuters publicou em 21 de janeiro de 2005 que um grupo de conservadores cristãos dos Estados Unidos estava revoltado com um vídeo educativo protagonizado pelo personagem. O filme foi criado para estimular a tolerância às diferenças. Mas os ativistas acham que, na verdade, ele está sendo usado para promover a aceitação da homossexualidade. Além de Bob Esponja, aparecem na história Barney, o Ursinho Pooh e outras 100 celebridades de desenhos animados. Hillenburg afirma que o personagem não é gay, mas que ele encara Bob Esponja como um assexuado, ou seja, alguém que não tem desejo sexual por nenhum dos gêneros.

11. O criador do desenho, Steve Hillenburg, não trabalhava com animações e coisas do gênero, na verdade ele era biólogo marinho e professor, depois acabou se interessando por desenho, houve um tempo em que ele tinha a mesma profissão do Bob Esponja: cozinheiro em uma lanchonete de frutos do mar, talvez daí tenha vindo à ocupação da mais famosa esponja do mundo.

12. Depois disso ele explicou que escolheu a casa do Calça Quadrada como sendo um abacaxi pois o personagem iria gostar de viver em um lugar com aquele cheiro… 

13.  Bob Esponja já foi chapadão! Uma empresa chamada Chaos certa vez criou um episódio do desenho, obviamente sem autorização, no qual os personagens eram drogados e apoiavam a legalização da maconha, apesar de nunca ter ido ao ar, ele pode ser encontrado no Youtube:




Postado por: Bia Saraiva
comentários
Compartilhe: