Como League of Legends usa cores para influenciar o comportamento dos jogadores

Mesmo que você nunca tenha lançado seu campeão para a batalha pelo Nexus da outra equipe, você provavelmente já ouviu falar sobre os esforços constantes da Riot Games para fazer o League of Legends um espaço mais civil e de boas-vindas pros seus jogadores, usando ferramentas como recompensa por bom comportamento, proibições temporárias por mau comportamento, e muito mais. E muito mais. Tipo, tantas coisas que você poderia escrever uma dissertação sobre psicologia. 

Um artigo recentemente publicado pelo escritor Jeremy Hsu tem um olhar ridiculamente profundo de como o League of Legends trata seus jogadores como um laboratório de psicologia virtual, a fim de elevar o nível de "espírito esportivo" entre os jogadores. Esta não é apenas uma causa altruísta exclusivamente para a empresa, é claro. 
League of Legends é um sistema de free play, por isso quanto mais jogadores tóxicos não forem expulsos, mais a Riot Games podem te vender itens desnecessários. 

Mas ei, se podem convencer pessoas estranhas que não são boas no jogo a se matarem, algo está errado. 

De qualquer forma, os experimentos começaram com a "equipe de comportamento" de Hsu. 
Eles usam truques psicológicos, como cores, palavras ou padrões para influenciar inconscientemente alguém. 

Hsu escreve: 
" Em um estudo, chamado de "Experiência Optimus", eles testaram cinco categorias de mensagens exibidas para os jogadores em vermelho e azul, com o branco que serve como base para a comparação. Entre os jogadores ocidentais, eles descobriram que uma mensagem vermelha alertando sobre os resultados contraproducentes de comportamento negativo- como, "Colegas de equipe têm pior desempenho se duramente criticados após um erro"- levou a uma queda maior de jogadores com atitudes ruins em relação a seus companheiros de equipe do que a mesma mensagem exibida em branco. 
A mensagem de azul que destaca os benefícios do comportamento positivo também ajudou a reduzir o comportamento tóxico. 
O experimento revelou alguns resultados surpreendentes também. Hsu teve alguns acessos de risos durante uma audiência no Game Developers Conference 2013, quando ele revelou dados que mostram como uma mensagem positiva destacada em vermelho- "Quem será o mais esportivo"- na verdade, leva a um aumento no comportamento negativo."

Se isso tudo soa muito semelhante à manipulação de usuários do Facebook que saiu no ano passado, então você não está errado. Como engenheiros do Facebook, a equipe de Hsu faz experimentos em escala de massa, sobre as pessoas que não sabem que estão sendo influenciadas em tudo. No entanto, os dados produzidos pela Riot Games sugere que seus esforços têm tido resultado extremamente positivos. 
Outro estudo que realizaram, sobre as funções do bate papo durante às partidas, mostra que jogadores abusivos foram restritos a um número limitado de mensagens e essa ação foi 4% mais eficaz do que banir usuários.
Com 27 milhões de jogadores diários em League of Legends, isso é uma grande mudança de comportamento, pra melhor. 


-

Para saber mais, acesse e confira o artigo (em inglês) sobre Hsu e seu "maior laboratório de psicologia virtual do mundo". 

Você acha que esse tipo de experimento vale a pena se ele ensina os jogadores a não serem prejudiciais aos outros ou isso é um passo largo demais? 
Postado por: Bia Saraiva
comentários
Compartilhe: